Como realizar uma campanha de marketing digital de sucesso em 2010



Fala pessoal, estamos de volta com mais um artigo. Dessa vez vou falar um pouco sobre o marketing digital, uma solução imprescindível na estratégia de marketing de qualquer empresa em 2010.

Por que adotar o marketing digital como peça chave na campanha de marketing?

Vamos aos fatos.
O universo digital está ganhando cada vez mais força e a tendência é de continuar crescendo por muito tempo, estatisticamente falando. Isso abre um grande público para empresas divulgarem seu produto/serviço em diversos formatos, como:

- email marketing
- material em vídeos
- blogs
- sites
- imagens
- textos
- sms
Entre muitos outros...

Ok, já sei. Até aqui não tem nenhuma novidade!

Agora o que muita gente não sabe é o caminho para conseguir sucesso na promoção do seu tipo de negócio e levar ao público o material desejado.

Erros frequentes do Marketing Digital

Vamos falar do atual Pop Star, ele, nada menos do que o Twitter.

A grande maioria das empresas e pessoas aqui no brasil, foram bombardeadas por matérias, artigos e notícias sobre o Twitter com sua legião de seguidores e importância.
O que vejo por aí, são empresas que utilizam o twitter, mas não sabem transformá-lo em tráfego para anunciar seu produto/serviço. Seguem algumas dicas de como utilizar melhor o Twitter como ferramenta de apoio ao marketing digital.

- O twitter PRECISA ser monitorado e constantemente atualizado, levando informações relevantes para o cliente.
- Procure não tentar vender seu peixe demasiadamente.
- Ofereça informações mais detalhadas sobre o assunto do seu tipo de negócio.

Exemplo: Se você tem uma loja de informática, anuncie não só promoções, mas também dicas do mundo da tecnologia e informática. Seja aquela matéria interessante que você viu ou uma novidade que os outros gostariam de saber.
Mais a frente vou escrever um post sobre como se usar o twitter


Redes sociais devem servir de apoio para o consumidor, uma forma de comunicação mais humana, mostrando que mesmo ali onde as pessoas se comunicam informalmente, sua empresa está proporcionado textos e fotos. Fazendo uma divulgação acessível ao cliente que está navegando em redes sociais. Aliás estudos apontam que usuários ficam mais tempo em redes sociais, como orkut do que em outros sites. Fica a dica.

Email marketing

Não realizar Spams, que são aqueles emails enviados sem autorização do receptor, no caso o cliente que recebe dezenas de emails e não aguenta mais. Eu particularmente, removo a maioria desse tipo de email que chega em minha caixa de mensagem.

Solução: Desperte a curiosidade do cliente em conhecer seu produto, proporcione uma ferramenta que ele possa se cadastrar no site e aí sim receber emails marketing.

Ok, muito bonito. Mas como fazer isso?

A resposta está logo acima. A partir do momento que você disponibiliza informações relevantes, que despertem o interesse do cliente em conhecer aumenta a possibilidade de cadastrar mais pessoas. A tendência de 2010 é a qualidade da informação, não basta ficar tentando empurrar o produto.
Ofereça vantagens para os clientes se cadastrarem no seu site, fidelize-os!


Websites

A maior vitrine que seu negócio pode ter. Um site precisa reunir algumas qualidades para que possa gerar retorno ao seu negócio. Dentre as quais, destaco:

- Design atrativo
- Conteúdo relevante
- Estrutura organizada
- Otimização (SEO)
- Sistema de Atendimento, como formulários ou chats
- Monitoramento
- Devidamente ajustado para qualquer tipo de navegador ou resolução

Nesse momento é interessante direcionar esse trabalho nas mãos de profissionais especializados para evitar prejuízos de investimento e manchar a imagem do seu negócio.

Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado desse primeiro post sobre marketing digital. Tenham excelente 2010!

1 comentários:

Jorge Cunha disse...

Excelente artigo! acrescentaria também ouvir a voz do cliente que é muito importante!

Cumprimentos,
Jorge Cunha

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